Vantagens do Marketplace

Vantagens do Marketplace

Muitas pessoas me perguntam quais são as vantagens do marketplace, pois bem, vou listar aqui as que eu considero principais.

Vantagens do Marketplace

  • A primeira delas é a vantagem que todos querem ter no mercado, que é a possibilidade de aumentar significativamente suas vendas. Alguns de nossos clientes tiveram seus negócios ampliados absurdamente ao ingressarem nos marketplaces.
  • A segunda vantagem é a possibilidade de experimentar a aceitação e viabilidade do seu produto, visto que é um local de grande fluxo de visitas e você pode inserir o seu produto, testar a aceitação e se tiver boa saída pode investir um valor maior com segurança com a certeza de que vai vender.
  • A terceira vantagem é que você não tem custos adicionais, a grande maioria dos marketplaces não cobra mensalidade ou setup. O que você paga é uma comissão sobre as vendas, então não terá nenhum custo antecipado, mas pagará alguma coisa somente se vender. Alguns poucos marketplaces, como a Amazon por exemplo, cobram uma pequena taxa mensal para contas profissionais, mas é uma taxa bem pequena.
  • A quarta vantagem é que, com uma boa integração em um ERP é possível organizar toda a sua operação de um único local, gerenciamento de produtos, pedidos, notas fiscais, envio, tudo pode ser gerenciado de um único lugar facilitando muito a gestão e não te obrigando a ter um estoque separado para cada plataforma, ou seja, você pode compartilhar o mesmo estoque em todos os marketplaces que você estiver cadastrado, evitando possíveis transtornos com clientes.

Eu poderia listar outras vantagens do marketplace, mas não quero que você pense que vender em marketplace é como mágica ou uma coisa ridiculamente fácil. Não é bem assim, pois, apesar de ter muitas visitas diárias, os marketplaces são locais de acirrada concorrência. Vou listar alguns detalhes importantes a serem observados.

Principais Dificuldades

  • O cadastro do produto tem que ser completo e muito bem feito. Imagem, título e descrição são as principais coisas a serem observadas:
    • As imagens tem que estar ótimas, a primeira imagem sempre com fundo branco e é sempre importante inserir imagens adicionais com outros ângulos, produto instalado, ambientado ou vestido no corpo dependendo do tipo de produto que você vai vender.
    • O título também é algo muito importante, precisa ser um título completo e objetivo, neste ponto é muito importante verificar outros anúncios do mesmo produto ou de produtos semelhante ao seu para se espelhar e fazer um título realmente chave.
    • A descrição é outro ponto muito importante, pois a maioria das pessoas não gosta de comprar um produto sem saber a respeito dele. Por isso a descrição deve ser a mais completa possível.
  • O preço é um dos fatores mais importantes também. Se você vende um produto comum no mercado, prepare-se para concorrer com milhares de outros vendedores. Se você vende um produto exclusivo terá que tomar cuidado para precificar da forma correta para não espantar possíveis compradores. Muitas vezes vender em marketplace significa baixar muito sua margem de lucro, mas com o objetivo de vender em grande quantidade.
  • A sua empresa tem que estar regularizada, apta a emitir NFe, você precisa saber o NCM e se possível ter o Código de Barras do seus produtos e se for trabalhar com integração via ERP precisa de alguns dados fiscais, além de ter que configurar o seu certificado digital.
  • O recebimento dos valores das vendas costuma variar bastante mas em média é entre 14 e 30 dias, isso acaba sendo um tempo grande para quem não tem um capital de giro e a espera para receber os valores pode ser um empecilho para muitos empresas.
  • Resumindo: Tem que fazer uma boa pesquisa de mercado referente ao seu produto, fazer um cadastro completo, estar com a empresa regularizada e caprichar nas imagens.

Principais Marketplaces do Mercado

Marketplace do Mercado Livre

Acredito que este seja o mais conhecido de todos e é o mais simples de se cadastrar e vender. Basta realizar um cadastro e começar a vender. Não tem muitas exigências e a gama de produtos aceitas é imensa. As primeiras 5 vendas podem ser feitas sem qualquer taxa ou comissão e depois você passa a ser obrigado a escolher um plano de anúncios com comissão que varia entre 11% e 16% + R$ 5,00 de tarifa por venda.

O Mercado livre tem outras peculiaridades e você pode ver um artigo mais completo sobre o Mercado Livre clicando aqui.

Marketplace da B2W

Este é outro marketplace bastante procurado porque você pode vender na Americanas, Submarino e Shoptime de um único local e são canais com imenso volume de acesso. Normalmente você precisa fazer um pré-cadastro informando alguns dados sobre seu negócio e depois de alguns dias você vai receber um e-mail informando se foi aprovado ou não. Ao ser aprovado você vai completar seus dados, cadastrar seus produtos começar a vender. A comissão cobrada aqui é 16% na grande maioria dos casos.

Marketplace da CNOVA

Neste marketplace estão inclusos os sites do Extra, Casas Bahia e Ponto Frio. A taxa de comissão gira em torno de 16% e é um excelente lugar para vender seus produtos. Este canal é um pouco mais limitado referente aos tipos de produtos que podem ser vendidos e você precisa fazer um cadastro e aguardar aprovação, que no caso, sendo aprovado te libera para realizar o cadastro dos produtos e a venda nos 3 sites do grupo.

Marketpalce da Amazon

Este marketplace tem se tornado bastante popular e caído nas graças dos lojistas. A comissão varia de 8% a 20% dependendo do ramo de atividade e se você for ter uma conta profissional precisa pagar uma pequena mensalidade. Você deve fazer um cadastro inicial e aguardar aprovação que costuma ser bastante rápida. Sendo aprovado poderá cadastrar seus produtos e começar a vender.

  • Além destes marketplaces citados, tem diversos outros, não menos importantes, como por exemplo: Magalu, Netshoes, Carrefour, Dafiti, Centauro, Mobly, Madeira Madeira, Shop Fácil e outros, lembrando que cada um deles tem suas peculiaridades e a média de comissão é de 16% podendo variar um pouco de acordo com o ramo de atividade.

Considerações Finais sobre as Vantagens do Marketplace

Eu conheço algumas pessoas que se viram bem sozinhas nos marketplaces, mas a grande maioria “apanha” muito, por este motivo eu recomendo contratar um profissional para lhe dar uma consultoria e lhe acompanhar em todo este processo.

As vantagens do marketplace são notórias neste momento e com certeza podemos concluir que é um lugar incrível para vender seus produtos, portanto, se você precisar de uma consultoria entre em contato conosco.

Caso tenha alguma dúvida a respeito deste artigo, fique a vontade em perguntar.

Vale ressaltar que os marketplaces mudam suas regras com frequência, por isso é importante estar sempre verificando as regras atuais no site de cada marketplace.

One thought on “Vantagens do Marketplace

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *