Crescimento do E-commerce no Brasil

Crescimento do E-commerce no Brasil

O Crescimento do E-commerce no Brasil tem sido algo espantoso nos últimos anos. Apesar de toda crise que nosso país vem passando, as vendas online tem aumentando gradativamente.

O ano de 2019 teve um crescimento de mais de 22% em relação a 2018, registrando um faturamento de mais de 75 bilhões de reais. (Fonte: NeoTrust).

Outro dado muito importante é o fato de que quase 19% dessa fatia ficou com a venda de celulares, cerca de 18% ficou com eletrodomésticos, pouco mais de 11% com eletrônicos e quase 10% fica na área de informática.

Os outros aproximados 42% restantes ficam com as demais categorias: casa e decoração, saúde cosméticos e perfumaria, moda e acessórios
esporte e Lazer, acessórios automotivos, livros, assinaturas e apostilas. (Informações mais detalhadas podem ser vistas em: Ecommerce na Prática).

Eventos que influenciam o Crescimento do E-commerce no Brasil

O mercado online está em constante mudança e é muito importante estar sempre atento, principalmente se você deseja iniciar um e-commerce. Eventos como o surto do coronavírus podem mudar este cenário, principalmente ao afetar a cotação do dólar que interfere diretamente no preço da maioria dos produtos do TOP 4 da lista.

Com o aumento do preço dos produtos afetados pelo dólar é possível que os mercados dominantes sofram variação e outros mercados venham emergir. Produtos de baixa necessidade poderão ser deixados de lado e produtos essenciais possivelmente vão ganhar mais espaço no mercado.

Outrossim, com a quarentena que estamos experimentando, por exemplo, as pessoas ficam mais em casa e começam a ver necessidade de mexer na decoração, arrumar coisas quebradas, trocar itens que na correria do dia a dia não prestavam atenção ou não tinham energia suficiente para se dedicar a isso.

Alguns de nossos clientes tem tido um aumento significativo nas vendas neste período, isso porque as pessoas ficam em casa, ansiosas, com lojas fechadas e acabam comprando muito mais online.

Eu listei apenas um exemplo de como eventos aleatórios podem influenciar significativamente a forma com que as pessoas compram na internet, por isso eu repito, se você deseja iniciar vendas online deve estar sempre atento aos fatores mais importantes que estão acontecendo a nossa volta.

Detalhes que influenciam no sucesso de um negócio online

Existem diversos fatores que podem influenciar positivamente o sucesso de um negócio online, vou listar abaixo alguns dos quais eu considero mais importantes, lembrando que não existe uma fórmula mágica, então são apenas dicas baseadas em informações e experiência com nossos clientes.

Preço

Um dos fatores que mais influenciam a venda na internet, principalmente em marketplaces é o preço do produto. A concorrência na internet aumenta a cada dia e muitos compradores procuram a internet pelos preços serem mais baixos em relação as lojas físicas e neste momento quem tem o preço mais baixo acaba conseguindo vender muito mais. Mas é claro que este não é o único fator determinante, apesar de ser importante.

Apresentação do Produto

A apresentação do produto é essencial para estimular uma venda. Começamos com uma boa foto de capa e sem seguida fotos adicionais ambientadas e de outros ângulos do produto contribuem muito. Depois uma descrição bem feita com todas as informações a respeito do item vendido a ponto de não restar nenhuma sombra de dúvidas a respeito dele, lembrando que informar, se for o caso, todos os itens que acompanham a embalagem também é bastante relevante. Em alguns casos, um vídeo de apresentação do produto é uma estratégia de apresentação muito eficiente.

Frete e Logística

O frete é um fator determinante na hora da venda, infelizmente o valor do frete prejudica ou até inviabiliza negócios cujos produtos tem baixo valor de venda e sabemos o quanto é difícil para novas empresas fazerem contrato com empresas de logística em busca de preços menores nos fretes.

Imagine um produto de R$ 20,00, dependendo da distância entre a origem e destino o frete pode custar mais de 3x o valor do produto, isso vai fazer com que o cliente certamente não compre aquele produto. É fato de que sites que oferecem frete grátis vendem muito mais, porém oferecer frete grátis é um dilema para iniciantes, apesar de que hoje em dia temos soluções de empresas que prometem baixar o valor do frete em quase 60% mesmo para iniciantes.

Layout e Fluidez do Site

O Layout do site influencia muito na decisão do comprador, muitos compradores desistem de comprar em sites com Layout feios ou com erros. Da mesma forma um site complicado de navegar, lento, travando ou com um checkout ruim vão afetar diretamente a conversão de vendas.

Hoje em dia, cerca de 80% dos compradores acessam pelo celular, então o layout para celular tem que ser o mais caprichado possível, lembrando que muitos acessam da rede da operadora e não do wi-fi que sabemos que no Brasil não é das melhores, portanto é importante que seu e-commerce seja otimizado para navegação pelo celular.

Por fim o checkout transparente é um ponto determinante na conversão dos pedidos, esqueça aqueles checkouts que direcionam o cliente para finalizar em outro site.

Atendimento e Pós Venda

O atendimento durante e após a venda é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Facilidade do cliente fazer contato com a loja para tirar qualquer tipo de dúvida é essencial e nos dias de hoje disponibilizar atendimento via WhatsApp é indispensável. O cliente precisa se sentir seguro e ter a certeza que depois que ele comprar o produto poderá entrar em contato caso tenha algum problema e será atendido prontamente.

Redes Sociais e Marketing

Obviamente marcar presença nas redes sociais é indispensável para qualquer negócio, postar constantemente para ganhar engajamento e fazer posts de qualidade são estratégias básicas que toda empresa deve abordar.

Procure criar conteúdos institucionais também pra não ficar só postando propaganda o tempo todo, e impulsione seus anúncios com as ferramentas disponíveis no mercado, analisando quais são as melhoras ferramentas de marketing para seu negócio especificamente.

É muito importante marcar presença, as pessoas demoram para começar a notar alguma coisa por isso tem que insistir.

Segurança

A preocupação com a segurança tem que ser prioridade, vejo muitos sites que se quer tem um cadeado de segurança e muitas vezes não tem informações sobre a empresa ou sobre as políticas da empresa.

Para começar todo site tem que ter um certificado SSL, até mesmo pelo fato de que o Google regride muitíssimo o seu ranqueamento se não tiver um certificado, além disso os navegadores ficam exibindo a mensagem de “site não seguro” e quem é que compra em um site cujo navegador fala que não é seguro? Eu não compro.

Bom outro ponto importante é ter uma política de privacidade bem redigida e páginas institucionais de quem somos, política de entrega, política de pagamento e outros assuntos que achar pertinente ao seu negócio. Quanto mais informação o cliente tiver sobre sua empresa mais seguro ele vai se sentir para comprar no seu site.

Diferencial

Este é um fator que muitas vezes é ignorado pela maioria das empresas, nem sempre o menor preço é o que vende, pois tem muitos sites que vendem muito, mesmo tendo um preço mais alto, isso porque além de outros fatores tem diferenciais que o colocam a frente dos seus concorrentes. É muito importante observar o seu nicho e verificar como pode se diferenciar dos seus concorrentes para tentar ganhar mais clientes.

Conclusão: Resumindo, se você quer iniciar um negócio online de sucesso deve se preparar e o excesso de informação pode desanimar um pouco, mas a boa notícia é que você pode contar com nossa experiência e consultoria para tirar todas as suas dúvidas e obter as orientações necessárias para resolver a maioria dos dilemas comuns do E-commerce.

Ao longo de mais de 10 anos tivemos a oportunidade de participar de muitos projetos e conhecer muitas soluções para ajudar os lojistas a tornarem seus projetos em realidade. Fique a vontade para entrar em contato conosco e receber uma consultoria gratuita de até 30 minutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Posso ajudar?